No passado domingo, dia 05 de fevereiro, o Presidente do Equador, Gulherme Lasso, sofreu uma pesada derrota eleitoral quando 13,4 milhões de equatorianos foram convocados às urnas e votaram contra as mudanças à constituição propostas em referendo.

Os eleitores votaram para os governos locais – presidentes e conselheiros municipais e governadores de província –, assim como num referendo sobre reformas políticas. A vitória do partido Revolução Cidadã (RC), do ex-presidente Rafael Correa, deu-se nas principais cidades e províncias do país e a coligação de centro-esquerda em que se insere, União pela Esperança, tomou pelo menos 7 das 23 províncias. Já o referendo foi rejeitado pelos eleitores e a derrota reconhecida pelo presidente.
Em Quito, capital do Equador, Pabel Muñoz (RC) foi eleito prefeito com 25,20% dos votos contra o até então favorito Jorge Yunda, que teve 22%. Na província de Pichincha, onde Quito está situada, Paola Pabón foi reeleita, também pelo Revolução Cidadã.
Já em Guayaquil, o principal polo económico do país e a cidade mais populosa, o “correísta” Aquiles Álvarez rompeu com a hegemonia de 30 anos do Partido Social Cristão no poder, derrotando Cynthia Viteri. Ao nível da província, Guayas teve um resultado semelhante ao da capital: o RC também venceu com a candidata Marcela Aguinaga, afastando o PSC do governo provinciano.
O referendo também significou uma grande derrota para Guilherme Lasso. O pleito servia como um teste para o presidente que tomou posse em 2021, cuja impopularidade chegou a um valor recorde de 80%, de acordo com as últimas sondagens. Após meses de campanha, foram propostas 8 alterações à constituição nas áreas do meio ambiente, participação cidadã e segurança.
No centro do debate do referendo estava a extradição de equatorianos, medida proibida no país há 8 décadas, que cometessem delitos relacionados com o crime organizado internacional. A medida, que era vista como um elemento dissuasor dirigido aos chefes do narcotráfico e políticos ligados à eles, foi rejeitada por 51% dos eleitores. Os resultados foram recebidos com espanto pelo governo, que projetava que 66% dos equatorianos seriam favoráveis à extradição.
Algumas das outras medidas em discussão foram a redução do número de deputados, o controlo de centenas de movimentos políticos e a incorporação de sistema hídricos a áreas protegidas para combater a exploração ilegal.
As eleições no Equador ficaram marcadas por um contexto de violência crescente, onde dois candidatos a presidente de câmara foram assassinados ao longo da campanha mas, mesmo assim, 80% dos eleitores compareceram às urnas.
Fotografia: Dolores Ochoa (Associated Press)
Fontes
(2023). Elecciones Ecuador 2023: Resultados de candidatos a prefectos y alcaldes ganadores por provincia. El Comercio. Disponível em: https://www.elcomercio.com/actualidad/politica/elecciones-ecuador-2023-resultados-candidatos-ganadores.html Acedido a 07/02/2023;
Mella, Carolina (2023). Los candidatos del expresidente Rafael Correa se imponen en las municipales de Ecuador. El País. Disponível em: https://elpais.com/internacional/2023-02-06/los-candidatos-del-expresidente-rafael-correa-se-imponen-en-las-municipales-de-ecuador.html Acedido a 07/02/2023;
(2023). Lasso reconhece derrota em referendo para aprovar extradição no Equador. UOL. Disponível em: https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/afp/2023/02/07/lasso-reconhece-derrota-em-referendo-para-aprovar-extradicao-no-equador.htm Acedido a 07/02/2023;
de Mello, Michelle. (2023). Progressismo sai vitorioso nas eleições regionais do Equador. Brasil de Fato. Disponível em: https://www.brasildefato.com.br/2023/02/06/progressismo-sai-vitorioso-nas-eleicoes-regionais-do-equador Acedido a 07/02/2023;
(2023). Equatorianos vão às urnas em eleições regionais e respondem a referendo em contexto de violência. UOL. Disponível em: https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/rfi/2023/02/05/equatorianos-vao-as-urnas-em-eleicoes-regionais-e-respondem-a-referendo-em-contexto-de-violencia.htm Acedido a 07/02/2023;
(2023). Frente liderada por Rafael Correa vence eleições no Equador. Rede Brasil Atual. Disponível em: https://www.redebrasilatual.com.br/mundo/frente-liderada-rafael-correa-vence-eleicoes-regionais-equador/ Acedido a 07/02/2023;
(2023). Governo sai derrotado de consulta popular e eleições locais no Equador dizem projeções. Valor Econômico. Disponível em: https://valor.globo.com/mundo/noticia/2023/02/06/governo-sai-derrotado-de-consulta-popular-e-eleies-locais-no-equador-dizem-projees.ghtml Acedido a 07/02/2023.