• IPDAL

ANDRÉS ALLAMAND ELEITO SECRETÁRIO-GERAL DA SEGIB

O ministro chileno dos Negócios Estrangeiros, que só este ano participou duas vezes em iniciativas do IPDAL, será o próximo Secretário-Geral Ibero-americano.


Andrés Allamand foi convidado de honra no X Encontro “Triângulo Estratégico: América Latina – Europa – África” e visitou de propósito Portugal, a convite do Instituto, no âmbito do VI Encontro Iberoamericano de Cascais.



Allamand foi eleito pelos chefes das diplomacias dos países ibero-americanos, reunidos em Santo Domingo, República Dominicana, para a I Reunião de Ministras e Ministros Ibero-Americanos das Relações Exteriores. Deste encontro resultou ainda uma Declaração que apela ao fortalecimento do multilateralismo para articular novas medidas para a recuperação da crise da COVID-19.



O ministro chileno continuará em funções até à tomada de posse do próximo governo, em março de 2022, devendo assumir formalmente o cargo de Secretário-Geral Ibero-americano no mês seguinte, em Madrid. Andrés Allamand sucederá à costa-riquenha Rebeca Grynspan e ao uruguaio Enrique Iglesias.

35 views0 comments