• IPDAL

BARBADOS TORNA-SE REPÚBLICA

Por ocasião do 55º aniversário enquanto nação independente, Barbados deixa de reconhecer a Rainha Isabel II como Chefe de Estado. A antiga Governadora-Geral, Sandra Mason, passa assim a ser Presidente, tendo tomado posse a 30 de novembro. As suas funções continuarão essencialmente as mesmas, com a diferença de agir agora como Chefe de Estado de Barbados.



Mason foi a primeira mulher a ser aceite na Ordem dos Advogados de Barbados e serviu também como embaixadora na Venezuela, Chile, Colômbia e Brasil.


Independente desde 1966, Barbados já tinha discutido a transição de monarquia constitucional para república várias vezes, mas somente em maio de 2021 foi aprovada a mudança no parlamento. Junta-se assim a outros países das Caraíbas que fizeram o mesmo como Guiana, Trindade e Tobago e República Dominicana, todas estas repúblicas desde a década de 70.

Apesar do corte de laços, o país manter-se-á como membro da Commonwealth.


Fotografia: Jonathan Brady, PA Images/Getty Images. Disponível em: https://edition.cnn.com/2021/11/29/world/gallery/barbados-celebrates-republic/index.html

8 views0 comments