Conferência Colômbia-Portugal

Paulo Portas e Sergio Díaz-Granados foram os Convidados de Honra da I Grande Conferência Colômbia-Portugal.
O antigo Vice-Primeiro-Ministro de Portugal partilhou a sua análise sobre a atualidade política e social latino-americana, em especial sobre a Colômbia, enviando uma mensagem de confiança nas instituições democráticas e na dinâmica das diferentes economias.
Paulo Portas defendeu que a Colômbia é um caso mundial de sucesso político, diplomático e económico, pelo que deve continuar no radar dos investimentos e do comércio português.
O antigo Ministro do Comércio, Indústria e Turismo da Colômbia explicou o processo de crescimento económico sustentável que o país tem vindo a empreender nas últimas décadas, nomeadamente no aumento e diversificação do investimento estrangeiro direto.
O atual Diretor-Executivo do Banco Interamericano de Desenvolvimento para a Colômbia e Equador foi um dos principais responsáveis políticos no país, durante a fase de mais acentuado investimento português neste mercado.
A Conferência contou com uma mesa redonda onde participaram o Diretor de Relações Institucionais da Jerónimo Martins, o Diretor de Novos Projetos do Grupo ETE, a responsável da ProColombia por Portugal e Espanha e a Diretora da Câmara de Comércio Luso-Colombiana.

O Secretário-Geral do IPDAL apresentou um relatório sobre a evolução das relações económicas bilaterais entre Portugal e a Colômbia desde a assinatura do acordo de livre comércio com a União Europeia, tendo destacado os números mais recentes e os setores que mais têm beneficiado desta relação.
O Diretor da ProColombia para a Europa apresentou ainda o atual contexto para o investimento estrangeiro, o comércio e o turismo na Colômbia.
A iniciativa resultou de uma co-organização entre o IPDAL e a Embaixada da República da Colômbia, tendo contado com particular apoio e entusiasmo da Embaixadora María Elvira Pombo.
