top of page
  • Writer's pictureIPDAL

CONFERÊNCIA PORTUGAL - AMÉRICA LATINA E CARAÍBAS

No dia 4 de novembro teve lugar no Teatro Thalia a Conferência Portugal – América Latina e Caraíbas "Juntos por um desenvolvimento sustentável", da CAF - Banco de Desenvolvimento da América Latina, que contou com o apoio do IPDAL na organização.



Esta conferência – a primeira da CAF em Portugal - buscou promover o diálogo a respeito da relação transatlântica, bem como identificar desafios e futuras oportunidades para o desenvolvimento sustentável.


O evento teve 3 painéis de discussão sobre assuntos diretamente relacionados com a recuperação económica e a contribuição mútua entre Portugal, América Latina e Caraíbas. Foram temas o turismo costeiro, modelos sustentáveis de água e saneamento e, por último, a transição energética e oportunidades de investimento no setor na América Latina.


A abertura dos trabalhos foi feita pelo Presidente do IPDAL, Paulo Neves, por Sergio Díaz-Granados, Presidente Executivo da CAF, e por Fernando Medina, Ministro das Finanças de Portugal.



O Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, Francisco André, falou sobre a importância da relação atlântica enquanto que João Galamba, Secretário de Estado do Ambiente e da Energia, discutiu a importância da transição para um sistema de energia verde, detalhando os esforços feitos por Portugal na área da descarbonização.



A Secretária de Estado do Turismo, Comercio e Serviços, Rita Marques, salientou o papel do IPDAL na aproximação da América Latina a Portugal e à Europa através do turismo, com as várias iniciativas promovidas nesta área pelo Instituto.


O Vice-Presidente do Banco Europeu de Investimento, Ricardo Mourinho Félix, procedeu ao encerramento da iniciativa.


A Conferência Portugal – América Latina e Caraíbas "Juntos por um desenvolvimento sustentável" está disponível na íntegra no site da CAF, podendo aceder ao vídeo através da seguinte hiperligação.

86 views0 comments

Recent Posts

See All
bottom of page