I MAFRA DIALOGUES

Updated: Apr 1

O IPDAL e a Câmara Municipal de Mafra, com o apoio da Embaixada da Suíça em Portugal, organizam o I «Mafra Dialogues: Diálogos Estratégicos e Diplomacia da Paz».

Esta iniciativa, que se realizará nos dias 18 e 19 de Maio 2021, contará com a participação de Sua Eminência o Cardeal Pietro Parolin, Secretário de Estado da Santa Sé (através de uma mensagem vídeo), do Presidente Xanana Gusmão e do Assistant-Secretary-General da Organização das Nações Unidas para os Assuntos Políticos, Peacebuilding e Operações de Paz.


Estarão ainda presentes algumas das mais relevantes instituições internacionais dedicadas à diplomacia preventina e à mediação de conflitos, como o o Institute for Economics and Peace, o Centro Internacional de Toledo para a Paz, o Geneva Center for Security Policy e o Geneva Center for Security Sector Governance, entre outros.

Motivado pela necessidade urgente de gerar respostas coletivas para as incertezas do presente e do futuro, e inspirado pelo simbólico 75º aniversário da ONU, o IPDAL assumiu o dever de contribuir para uma reflexão que permita reafirmar a centralidade da diplomacia e das organizações multilaterais no atual contexto de reconfiguração geopolítica.


O I Mafra Dialogues é uma iniciativa de diplomacia pública, que irá juntar especialistas portugueses com instituições globais influentes em matéria de Direito Internacional Humanitário, Prevenção e Mediação de Conflitos, Peacemaking, building e keeping, para elaborar um roteiro de soluções e propostas que mantenham a humanidade no caminho da procura partilhada de soluções pacíficas para os seus desafios.


O I Mafra Dialogues tem como principais objetivos:

• Apresentar um conjunto de propostas de especialistas, portugueses e internacionais, para reafirmar o papel incontornável do multilateralismo na prevenção de conflitos.

• Apoiar os esforços de mediação empreendidos pelo Secretário-Geral da Organização das Nações Unidas.

• Credibilizar e fortalecer o goodwill em torno da ação de fundações, think tanks e organismos dedicados à promoção e construção da paz em cenários de conflito.

• Colocar na agenda dos líderes portugueses, públicos e privados, a necessidade de diálogos multilaterais, bem como as vantagens políticas e económicas da Diplomacia da Paz.


É convicção do IPDAL que, perante a emergência de uma ordem multipolar e de um conjunto de novos desafios, nos campos sanitário, económico, tecnológico e estratégico, os principais atores internacionais se deparam com um quadro de demandas internas e ameaças externas que colocam em causa os seus interesses vitais, as suas alianças diplomáticas e a própria natureza dos seus regimes.


Pandemias, alterações climáticas, recessão económica global, conflitos internacionalizados e interligados, migrações em massa e movimentos continentais de refugiados exigem respostas coletivas. O Mundo precisa, mais que nunca, de multilateralismo. De mediação e prevenção de conflitos. De Diálogos Estratégicos e de uma Diplomacia da Paz.


Fonte da fotografia: https://www.cm-mafra.pt/

208 views0 comments