IPDAL APRESENTA RELATÓRIO ECONOMIA E DESENVOLVIMENTO 2021 DA CAF

O IPDAL apresentou, a 12 de setembro, em Portugal o Relatório Economia e Desenvolvimento 2021 da CAF - Banco de Desenvolvimento da América Latina para uma audiência de embaixadores latino-americanos, líderes empresariais, autoridades portuguesas e académicos.



Desde a década de 1990 que a América Latina vê uma série de tratados comerciais e políticas de liberalização do comércio serem assinados sem, no entanto, produzirem um aumento sustentado e significativo do comércio intrarregional. Outros blocos económicos regionais conseguiram melhores resultados aplicando a mesma fórmula, o que leva à pergunta do porquê destas políticas não funcionarem na América Latina.



O Relatório Economia e Desenvolvimento 2021 argumenta que a fraca inserção internacional das empresas latino-americanas deve-se ao pobre uso do espaço regional como parte de uma estratégia de aumento de exportações. Como solução, são indicadas três áreas de trabalho: facilitar o comércio, aumentar e melhorar a infraestrutura física e desenvolver a integração produtiva.

Após a abertura da iniciativa feita por Filipe Domingues, Secretário-Geral do IPDAL, e Ignacio Corlazzoli, Diretor para a Europa, Ásia e Médio Oriente da CAF, o Economista Principal de Investigação Socioeconómica Lian Allub apresentou o relatório.



Seguiu-se um painel de discussão onde o Embaixador Hermann Aschentrupp do México, a Professora Doutora Nancy Gomes, o Dr. Mattia Barbera e o Dr. Luís Rebelo de Sousa, Assessor do Conselho de Administração da AICEP, puderam debater o estado da integração económica na América Latina sob a moderação de Ernesto Schargrodsky, Diretor de Investigação Socioeconómica do Banco de Desenvolvimento da América Latina.


Pode aceder ao relatório aqui:

RED 2021_Caminos para la integración_Facilitación del comercio, infraestructura y cadenas
.
Download • 5.19MB


50 views0 comments

Recent Posts

See All