• IPDAL

IPDAL com Universidade Autónoma e Embaixada República Dominicana

O IPDAL – Instituto para a Promoção e Desenvolvimento da América, a Universidade Autónoma de Lisboa e a Embaixada da República Dominicana em Portugal inaugurou no passado dia 25 de Fevereiro, o "Espaço de Reflexão Professor Juan Bosch".


Este "Espaço de Reflexão" foi aberto ao público com uma Conferência que contou com a participação de Ana Silvia Reynoso de Abud, Embaixadora da República Dominicana, Miguel Faria, Director da Cooperativa de Ensino Universitário, Rafael Pérez Modesto, Secretário de Estado encarregue das Efemérides Pátrias da República Dominicana, Nancy Gomes, Docente do Departamento de Relações Internacionais da UAL e Minerva Batista, Presidente do Conselho Consultivo do IPDAL.


Foram abordados temas centrados na vida política e o contributo cultural deste autor dominicano. No final do Evento, a Embaixadora Ana Silvia Reynoso de Abud fez a entrega de uma série das obras completas do autor à biblioteca da UAL e o público pode assistir a uma exposição de fotografias, também doadas pela Embaixada à Universidade, que representam um legado histórico importante da vida de Juan Bosch.


Juan Bosch foi político, historiador, escritor de contos, ensaísta, professor e o primeiro Presidente eleito livremente na República Dominicana, em 1963. Líder da oposição Dominicana durante o regime ditatorial de Rafael Trujilo, é lembrado como um politico honesto e como uns dos escritores mais proeminentes da literatura Dominicana.


Foi o fundador do Partido Revolucionário Dominicano (PRD) em 1939 e do Partido de Libertação Dominicana (PLD) em 1973.

Pretende-se dar continuidade a este "Espaço de Reflexão" através de iniciativas que visem a divulgação do pensamento latino-americano.



0 views0 comments

Recent Posts

See All