IPDAL em Yuste

Instituto presente em conferência com SEGIB, Fundação EU-LAC e ex-ministros da América Latina.
O Presidente do IPDAL foi o moderador do painel onde participaram o anterior Secretário Executivo da CEPAL e Ministro da Economia da Argentina Jose Luis Machinea e o professor catedrático da Universidade Complutense de Madrid, José Antonio Sanahuja.

Paulo Neves discutiu o papel dos países latino-americanos numa ordem internacional em acelerada mudança e em plena crise do multilateralismo. O responsável do IPDAL refletiu ainda sobre a relação da América Latina com África, com os Estados Unidos, com a China e ainda com a União Europeia.
O seminário, organizado pela Fundación Academia Europea e Iberoamericana de Yuste, foi dedicado ao tema “as relações América Latina – Europa: uma aliança política renovada?” e contou com a participação da Secretária-Geral da SEGIB, da Diretora-Executiva da Fundação EU-LAC, do Real Instituto Elcano, do Banco Interamericano de Desenvolvimento, bem como de vários anteriores ministros e académicos de países latino-americanos.

A iniciativa, cuja primeira edição em 2017 já tinha contado com a participação do IPDAL, decorreu novamente no Mosteiro de San Jeronimo de Yuste, local que o imperador Carlos V escolheu para passar os últimos meses da sua vida.