• IPDAL

IPDAL organiza III Encontro "Triângulo Estratégico: América Latina - Europa - África"

O Ministro do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia, considerou que o IPDAL é uma instituição “incontornável no diálogo e na cooperação empresarial e institucional entre Portugal e os Países da América Latina”.

Jorge Moreira da Silva falava no Encerramento do III Encontro “Triângulo Estratégico: América Latina – Europa – África”, uma iniciativa do IPDAL, co-organizada com a Caixa Geral de Depósitos e com a Accenture, e que contou ainda com a presença do Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas.

Nos dias 7 e 8 de Abril, o Instituto trouxe a Lisboa o ex-Presidente e ex-Primeiro-Ministro de Cabo Verde Pedro Pires e a ex-Comissária Europeia e ex-Ministra dos Negócios Estrangeiros da Áustria, Benita Ferrero-Waldner.


O Presidente da República de Portugal, além de conceder novamente o seu Alto Patrocínio à iniciativa, fez questão de dirigir uma mensagem, que foi lida na Conferência de Abertura. Estiveram ainda presentes os ex-Ministros dos Negócios Estrangeiros de Portugal Luís Amado e António Martins da Cruz, o ex-Secretário de Estado dos Assuntos Europeus, Francisco Seixas da Costa, o Presidente da Câmara Municipal de Cascais, Carlos Carreiras, a Secretária-Geral do Ministério dos Negócios Estrangeiros, Ana Martinho, o Vice-Presidente da Caixa Geral de Depósitos, Nuno Fernandes Thomaz, o Presidente da Accenture, José Galamba de Oliveira, o Vice-Presidente do Real Instituto Elcano, Rafael Estrella, o Diretor-Geral de Desenvolvimento e Cooperação da Comissão Europeia, Fernando Frutuoso de Melo e os Embaixadores do Brasil, México, Argentina, África do Sul, Panamá, Cuba, Marrocos e Albânia.


A Secretaria Geral Iberoamericana (SEGIB) e a Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) foram os principais parceiros institucionais do III Encontro. Estiveram representadas as empresas Prébuild – um dos principais patrocinadores e entusiastas da iniciativa – TAP, ROFF, Corporación Andina de Fomento (CAF), SOFID, Visabeira, BIAL, Grupo Pestana, JP Sá Couto, a Fundação Calouste Gulbenkian, o Banco Interamericano de Desenvolvimento e a Fundación Iberoamericana Empresarial. Também a ACIF – CCIM e o Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, foram patrocinadores e participantes ativos da iniciativa. Participaram ainda o Secretário-Geral da União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa (UCCLA) Vitor Ramalho, a Presidente do Observatório Político Cristina Montalvão Sarmento, a Highplan Portugal, as fundações argentinas FEPESNA e Fundación Diálogos Estratégicos, o analista Bernardo Pires de Lima, o Bastonário da Ordem dos Farmacêuticos Carlos Maurício Barbosa, o especialista em Direito marítimo e assuntos portuários Duarte Lynce de Faria, e o empresário Henrique Neto.

Consulte mais fotografias seguindo a ligação: https://www.facebook.com/media/set/?set=a.627566743965740.1073741830.136776496378103&type=1

3 views0 comments