• IPDAL

IPDAL organizou visita de Embaixadores ao Alentejo

O desenvolvimento de contactos com empresas alentejanas, para negócios futuros, e um maior conhecimento das potencialidades turísticas e culturais do Alentejo foram os objectivos da visita dos embaixadores da América Latina à região.


A visita, promovida pelo Instituto para a Promoção e Desenvolvimento da América Latina (IPDAL), em parceria com a Turismo do Alentejo, começou sábado e terminou segunda-feira, em Évora, com reuniões entre os embaixadores e diversas entidades locais.


O presidente da Turismo do Alentejo, António Ceia da Silva, considerou tratar-se de uma iniciativa da "maior importância", que incluiu a deslocação a vários concelhos alentejanos.

"Obviamente, há uma componente de promoção turística junto destes agentes, que são líderes de opinião, para acentuar a competitividade do Alentejo", destacou.


Ao mesmo tempo, numa vertente mais económica, a deslocação à região deste grupo de embaixadores, de países como a Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Cuba, México, Panamá, Paraguai, República Dominicana e Uruguai, "permite abrir portas à iniciativa empresarial".

"É importante para estabelecer contactos que permitam investimentos de empresários alentejanos na América Latina e empresas desses países no Alentejo", disse.


A fileira do azeite, em que o Alentejo é das regiões mais fortes do país, foi uma das que despertou mais interesse entre os embaixadores, afiançou Ceia da Silva.


Minerva Lara Batista, do IPDAL, disse que os países da América Latina podem oferecer "boas oportunidades de negócio" para as empresas portuguesas.


"Portugal tem uma relação muito forte com o Brasil, mas toda a América Latina tem muitas oportunidades. Depois da crise, é a única, como região, que tem possibilidades de crescimento, os governos têm muitos recursos para gastar com obras de desenvolvimento e infraestruturas", indicou.


Daí que o IPDAL, frisou, esteja apostado e "estreitar laços entre empresários e autoridades portuguesas e os países latino-americanos", tendo esta sido a quarta visita de embaixadores a regiões de Portugal.


Do programa da visita constou uma deslocação à Barragem de Alqueva, tendo-se realizado uma reunião com a administração da EDIA, seguida de visita e passeio de barco na albufeira.A Agência de Promoção do Alentejo efectuou uma apresentação das potencialidades da região, que foram observadas de perto nas visitas à Cooperativa de Reguengos e à herdade do Esporão (onde jantaram).Igualmente, o NERE – Empresários do Alentejo, manteve uma reunião onde explicou e exemplificou onde e como se pode investir no alentejo.As Câmaras da região fizeram questão de receber os representantes diplomáticos da América Latina. Em Portel e Estremoz, para além das visitas, realizaram-se os almoços. Já em Évora e Reguengos de Monsaraz houve audiência solene e sessão solene respectivamente.


O Hotel Convento do Espinheiro proporcionou uma excelente estadia a todos os que participaram, nesta visita promovida pelo IPDAL, em conjunto com a Região de Turismo do Alentejo, e o seu Presidente Ceia da Silva.

0 views0 comments

Recent Posts

See All