IPDAL REÚNE FUNDAÇÃO EU-LAC E EMBAIXADORES

O IPDAL realizou uma reunião de trabalho entre o grupo dos embaixadores da América Latina e o Diretor Executivo da Fundação EU-LAC.



Nesta iniciativa, Adrián Bonilla apresentou ao corpo diplomático a visão estratégica da fundação, que consiste em promover os laços bi-regionais entre a União Europeia e a América Latina.

Este diálogo tem como base de trabalho os acordos de associação existentes e os que se encontram em negociação, como o acordo UE-Mercosul.

O Diretor do organismo explicou ainda os programas em curso e as principais linhas de ação seguidas pela Fundação, também nos âmbitos económico, cultural, académico e científico.

Os embaixadores tiveram a oportunidade de expressar as suas ideias sobre os principais avanços e obstáculos neste processo, a perspetiva dessa relação especifica a cada um dos seus países, e a importância da institucionalização dos laços euro-americanos com a crise pandémica, especialmente devido à distribuição equitativa das vacinas no âmbito da iniciativa Covax.

Por fim, a reunião contou ainda com a intervenção do deputado Duarte Pacheco – Presidente da União Interparlamentar, uma organização internacional criada no século XIX e que reúne parlamentos de todo o mundo.


A iniciativa realizou-se no dia 23 de Junho, no Grémio literário, antecedendo o III Fórum "Portugal – América Central e Caraíbas".

15 views0 comments

Recent Posts

See All

HAITI