top of page
  • Writer's pictureIPDAL

XI TRIÂNGULO ESTRATÉGICO INAUGURA DEBATE SOBRE GUERRA NA UCRÂNIA

Updated: 50 minutes ago

O XI Encontro “Triângulo Estratégico: América Latina – Europa - África” foi a primeira iniciativa em Portugal a debater a invasão russa da Ucrânia.

Realizada nos dias 23 e 24 de fevereiro de 2022, esta 11ª edição do “Triângulo” contou com a participação do Presidente da República de Cabo Verde, da Vice-presidente da Colômbia e do Ministro dos Negócios Estrangeiros de Portugal.

O evento, dedicado ao tema “Modelos Democráticos e Crescimento Económico no Espaço Atlântico”, começou por analisar os grandes desafios enfrentados hoje pelas democracias liberais, bem como as melhores abordagens para os resolver, de forma a garantir a continuidade desta forma de governo.


Debateu-se ainda a importância do multilateralismo como mecanismo internacional de resposta às várias dificuldades socioeconómicas que assolam os países, focando-se na triangulação entre América Latina, Europa e África, que tem em Portugal um ator fundamental na articulação e conciliação dos vários interesses. Foram ainda discutidas as perspectivas de crescimento económico no mundo pós-pandemia.

Contudo, a guerra na Ucrânia acabou por estar presente em todos os painéis, tornando esta edição do Triângulo Estratégico a primeira conferência internacional a tratar o tema, tanto na véspera como no próprio dia do início da invasão russa. As conclusões foram unânimes, repudiando-se a ação militar mas salientando-se a necessidade de se manterem abertos canais diplomáticos com a Rússia, para se poder chegar a uma conclusão pacífica para a guerra iniciada por Moscovo.


Mais do que nunca se afirmou a necessidade imperativa dum multilateralismo triangular para lidar com os efeitos que situações como esta têm a nível global, olhando especificamente para o que significa para o eixo Sul-Sul.


O XI Triângulo Estratégico América Latina – Europa – África contou com a presença da Universidade Europeia, SEGIB, Fundação Friedrich Naumann, Fundação EU-LAC, CAF - Banco de Desenvolvimento da América Latina, CESO, Real Instituto Elcano, Institut Royal des Études Strátegiques, entre vários outros.


Pode aceder ao policy paper com as principais conclusões do XI Encontro "Triângulo Estratégico: América Latina - Europa - África" aqui


IPDAL - Policy Paper XI ETE
.pdf
Download PDF • 788KB


110 views0 comments
bottom of page