MENSAGEM DE PAZ DA SANTA SÉ

O II «Mafra Dialogues» contou com uma mensagem em nome do Papa Francisco, assinada pelo Secretário de Estado da Santa Sé, Cardeal Pietro Parolin, e lida pelo Núncio Apostólico em Lisboa, D. Ivo Scapolo.


Nela foi salientada a importância de eventos como o «Mafra Dialogues» para o fortalecimento da segurança, da paz e da fraternidade entre os povos. Foi também sublinhada a necessidade do diálogo como ferramenta fundamental para se conseguir alcançar a paz e a criação de mecanismos que garantam o desenvolvimento da Humanidade, como acesso à alimentação e à habitação, ao trabalho e à saúde, à educação e à justiça. As liberdades, como a de expressão e liberdade religiosa, também não foram esquecidas, algo de elevada importância considerando o ressurgimento de autoritarismos e movimentos de expressão extremista que buscam limitar e suprimir direitos fundamentais.


O multilateralismo foi também destacado como a única forma de se responder aos grandes problemas globais como a pandemia, as alterações climáticas e as migrações em massa, terminando com a esperança de que tenha sido dado mais um passo em direção à paz e fraternidade com os trabalhos do II «Mafra Dialogues.





5 views0 comments