MNE DO CHILE PARTICIPA EM INICIATIVA DO IPDAL

Updated: Nov 12

Andrés Allamand foi o Convidado de Honra do VI Encontro Ibero-americano de Cascais.


A iniciativa conseguiu reunir representantes de governos, agências de investimento e algumas das maiores empresas de Portugal, Espanha e Chile. O país latino-americano foi o convidado desta sexta edição, que teve como objetivo promover as relações económicas entre os principais atores ibero-americanos.

No dia 28 de outubro, um almoço de trabalho juntou os participantes do Encontro com o Presidente da Câmara Municipal de Cascais, Carlos Carreiras. De seguida, o secretário-geral ad interim da SEGIB desafiou os governos e empresas a apostar numa recuperação sustentável, resiliente e inclusiva de modo a fazer face à pandemia que atingiu a América Latina com particular violência.

A primeira mesa-redonda reuniu a presidente da COSEC, Maria Celeste Hagatong, e o subsecretário para as Relações Económicas Exteriores do Chile, Rodrigo Yañez.

A segunda mesa-redonda focou-se no comércio e investimento no Chile. Participaram deste diálogo o diretor geral da ProChile, Jorge O’Ryan, o diretor para a América Latina da CJR Renewables, Nuno Carvalho, o diretor de new business da REN, João Pedro Pires, o ex-Ministro de Negócios Estrangeiros de Portugal, o embaixador António Martins da Cruz e, por fim, o empreendedor chileno e especialista em inovação, Felipe Contreras-Hayes. Nesta ronda, foram expostas as condições favoráveis económicas e políticas chilenas ao investimento estrangeiro, que criam as oportunidades às empresas portuguesas, nomeadamente no setor das energias renováveis e das novas tecnologias, áreas nas quais o Chile se destaca a nível mundial.



O último painel juntou o Ministro dos Assuntos Exteriores do Chile, Andrés Allamand, o Secretário de Estado para a Internacionalização de Portugal, Eurico Brilhante Dias, e o presidente do IPDAL, Paulo Neves. Nesta última mesa, debateram-se temas como a potencialidade da cooperação Portugal-Chile e, estando presentes representantes de ambos governos, aquilo que se tem feito e que falta fazer no sentido de intensificar estas trocas. Foram identificados diversos pontos em comum nas agendas comerciais de ambos, que se traduzem em oportunidades de negócios, uma vez que, segundo o presidente do IPDAL, “não há no mundo continente mais semelhante à Europa do que a América Latina”.



Foi ainda atribuído o Prémio IPDAL-Vista Alegre à Diretora de Relações Externas da SEGIB, embaixadora María Salvador Ortiz, por todo o trabalho em conjunto com IPDAL, no sentido de fortalecer os laços transatlânticos.

O VI Encontro Ibero-americano de Cascais foi coorganizado pelo IPDAL, pela Câmara Municipal de Cascais e pela SEGIB, tendo contado com o apoio do BBVA, CJR Renewables, REN, COSEC, BID, Iberia e Grupo Azevedos.

16 views0 comments

Recent Posts

See All