top of page
  • Writer's pictureIPDAL

Presidente da República: “Êxito deste encontro importa a Portugal"

Presidente da República, Secretária-Geral da SEGIB, Ministro dos Negócios Estrangeiros e Ministra do Mar no V Encontro Triângulo Estratégico: América Latina-Europa-África O Presidente da Região Autónoma da Madeira, Miguel Albuquerque, o ex-Vice-Primeiro-Ministro de Portugal, Paulo Portas, e o Chefe da Casa Real de Marrocos, Youssef Amrani, também marcaram presença na principal plataforma de diálogo político e empresarial sobre o Atlântico, em Portugal. António Guterres fez questão de gravar uma mensagem vídeo aos participantes e convidados do “Triângulo Estratégico”. A inauguração dos trabalhos foi protagonizada pelo Presidente da República de Portugal, que destacou a realidade “pujante” da América Latina, uma região que, para o Chefe de Estado, é uma das “coordenadas estáveis” da política externa portuguesa. Marcelo Rebelo de Sousa defendeu ainda que os desafios e as soluções para ultrapassar a encruzilhada da Europa passam por África.



V ENCONTRO TRIÂNGULO ESTRATÉGICO AMERICA LATINA, EUROPA, ÁFICA.

A iniciativa, organizada conjuntamente pelo IPDAL, pela Secretaria Geral Iberoamericana, pela Caixa Geral de Depósitos e pela Abreu Advogados, foi encerrada pelo Ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva e pela Secretária-Geral Iberoamericana, que concordaram que a nova ordem mundial passa pelo Atlântico e pelo papel determinante das línguas portuguesas e espanhola.


V ENCONTRO TRIÂNGULO ESTRATÉGICO AMERICA LATINA, EUROPA, ÁFICA.

O V Encontro “Triângulo Estratégico” decorreu nos dias 23 e 24 de Maio, na Fundação Caixa Geral de Depósitos – Culturgest, e reuniu os principais especialistas e decisores portugueses e internacionais em questões atlânticas.

No primeiro dia, teve lugar uma conferência de Embaixadores com a Diretora Executiva da Fundação EU-LAC, Paola Amadei, e os Embaixadores, por precedência protocolar, das três regiões: África (Marrocos), Europa (Chipre) e América Latina (Colômbia). Seguiu-se um painel dedicado ao “Reforço do Alinhamento Atlântico de Portugal”, com o ex-Vice-Primeiro-Ministro Paulo Portas, o Conselheiro de Estado, Luís Marques Mendes, o ex-Secretário de Estado dos Assuntos Europeus, Embaixador Francisco Seixas da Costa, e o investigador da Johns Hopkins, Bernardo Pires de Lima.

O encerramento do dia esteve a cargo do representante de Sua Majestade o Rei de Marrocos, o Ministro Youssef Amrani.


V ENCONTRO TRIÂNGULO ESTRATÉGICO AMERICA LATINA, EUROPA, ÁFICA.

A Câmara Municipal de Lisboa esteve representada pelo vereador com o pelouro das Relações Internacionais, Carlos Manuel Castro, que também realizou uma intervenção em nome da autarquia que há cinco anos consecutivas é anfitriã da iniciativa. No dia 24, os trabalhos foram inaugurados pela mensagem vídeo do candidato de Portugal a Secretário-Geral das Nações Unidas, ex-Primeiro-Ministro e ex-Alto Comissário para os Refugiados. António Guterres considerou o Triângulo uma “esperança para a Humanidade” e uma “prioridade estratégica para Portugal”. Seguiram-se dois painéis de discussão técnica, o primeiro sobre Cooperação e o segundo sobre Entidades Financeiras e o papel das Multilaterais.


O último painel, dedicado ao tema “Atlântico – Oceano do século XXI”, foi inaugurado pela Ministra do Mar e juntou instituições e personalidades como o Presidente da Câmara de Cascais, o Presidente dos Portos de Sines do Algarve, um Senador da República do Paraguai, a Embaixadora Alda Melo Santos, da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), o deputado à Assembleia da República, e professor do ISCTE, Eurico Brilhante Dias, entre outros distintos convidados e parceiros.

Este ano – além de ser entregue, como sempre, às principais instituições portuguesas, europeias, latino-americanas e africanas – o policy paper com as conclusões da iniciativa vai ser discutido em várias capitais das três regiões.



V ENCONTRO TRIÂNGULO ESTRATÉGICO AMERICA LATINA, EUROPA, ÁFICA. Veja todas as fotografias na página web do IPDAL fazendo clique aqui ou seguindo a ligação https://www.facebook.com/Instituto-para-a-Promo%C3%A7%C3%A3o-e-Desenvolvimento-da-Am%C3%A9rica-Latina-136776496378103/photos/?tab=album&album_id=991947684194309

O IPDAL agradece novamente a todos os apoios e parceiros da iniciativa: Secretaria Geral Iberoamericana, Caixa Geral de Depósitos, Abreu Advogados, TAP, Administração dos Portos de Sines e do Algarve, CAF – banco de desenvolvimento da América Latina, ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa, Indra, Real Instituto Elcano, Câmara Municipal de Cascais, Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, Banco Interamericano de Desenvolvimento, BIAL, Sociedade de Desenvolvimento da Madeira, Sotheby’s, SOFID, Fundação Calouste Gulbenkian, Fundação EULAC, Imamat Ismaili e Rede Aga Khan para o Desenvolvimento, CPLP, Centro Norte-Sul do Conselho da Europa, Câmara Municipal de Lisboa, Oikos, Instituto Atlántico de Gobierno, União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa (UCCLA), Llorente e Cuenca e Diário de Notícias.

3 views0 comments
bottom of page