• IPDAL

Presidente do IPDAL na Universidade Nova de Lisboa



No âmbito de uma iniciativa da Academia do IPDAL, Paulo Neves foi convidado para dar uma aula na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH) da Universidade Nova de Lisboa (UNL).


O tema central da sessão era “Portugal como hub na triangulação atlântica: América Latina- Europa – África” mas discutiram-se temas ainda mais abrangente, como o posicionamento da China no Mundo e a sua influência geoestratégica, os atuais flagelos da atualidade e os desafios futuros perante a atual realidade multipolar.


Perante uma sala com mais de trinta alunos portugueses e estrangeiros de Teorias e Politicas de Desenvolvimento e também de Ciência Política e Relações Internacionais, o Presidente do IPDAL defendeu que Portugal é um país euro-atlântico, mais do que apenas europeu.


Um dos temas temas fundamentais desta conferência foi a extensão da Plataforma Continental de Portugal, a partir de 2021. Foi debatida a importância de gerir eficazmente uma extensão de mar sete vezes maior que o território continental, com inúmeros recursos ainda por descobrir, uma responsabilidade para a qual o país terá de estar preparado.

Recent Posts

See All