V Encuentro Ibero-Americano de Cascais
Updated: Nov 5, 2020
IPDAL reuniu governos, agências de investimento e associações empresariais da Colômbia, Espanha e Portugal.

A Ministra do Comércio, Indústria e Turismo de Espanha, María Reyes Maroto, explicou o papel que o espaço ibero-americano, e em particular as parcerias empresariais com Portugal, desempenham na estratégia de reativação económica do governo de Pedro Sanchez.

A Vice-Ministra do Comércio Exterior da Colômbia, Laura Valdivieso, sublinhou que o país mantém uma estratégia de desenvolvimento sustentável, que concilia a abertura ao investimento estrangeiro com os compromissos ambientais e sociais assumidos no âmbito tanto das políticas locais como multilaterais.
O Secretário de Estado da Internacionalização de Portugal, Eurico Brilhante Dias, assegurou que o governo e as empresas nacionais continuam a apostar na América Latina, em particular na defesa do acordo de livre comércio entre a União Europeia e o Mercosul.

No dia 29 de Outubro, o IPDAL dinamizou ainda um diálogo com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e a unidade de pesquisa económica do BBVA Colômbia, onde dois Economistas-Chefes partilharam as suas previsões para o futuro económico e financeiro da região. Segundo os dois especialistas, a América Latina pode evitar mais uma “década perdida” se os seus líderes políticos e empresariais conseguirem aproveitar as oportunidades de reforma económica.
No Centro Cultural de Cascais, realizou-se ainda uma mesa redonda que juntou as vozes do setor privado – através da participação da CJR Renewables e da Sacyr-Somague – das agências oficiais de captação de investimento – através da participação do Presidente da AICEP, da Presidente da ProColombia e da Consejera Delegada do ICEX – e das maiores associações empresariais dos três países – na pessoa do Presidente da CIP, da Diretora-Geral da Cámara de España e do Presidente da ANDI.

O V Encontro Iberoamericano de Cascais contou ainda com intervenções do Secretário-Geral Adjunto da SEGIB, das Embaixadoras de Espanha e da Colômbia e do Vice-Presidente da Câmara Municipal de Cascais.
A iniciativa contou com o apoio do BBVA, da CJR Renewables, da Sacyr-Somague e do Banco Interamericano de Desenvolvimento e em parceria com a Câmara Municipal de Cascais, o Grupo Azevedos e a Iberia.