VII ENCONTRO AMÉRICA LATINA-CPLP

A sétima edição da iniciativa reuniu o governo de Portugal, a SEGIB e o novo Secretário Executivo da CPLP.



No dia 3 de Novembro de 2021, o IPDAL voltou a dinamizar a única plataforma de encontro permanente entre os representantes diplomáticos da América Latina e da CPLP.

Foi a primeira iniciativa do Instituto em que participou o novo responsável máximo da CPLP, Zacarias da Costa. Participaram ainda o Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, Francisco André e o Secretário-Geral ad interim da SEGIB, embaixador Marcos Pinta Gama.



Tendo em conta o desígnio do IPDAL em definir e defender uma agenda comum aos dois blocos, com resultados mensuráveis no curto-prazo mas sem esquecer as causas profundas dos problemas estruturais que afetam as sociedades da América Latina e da CPLP, o Instituto apresentou uma análise atualizada da cooperação sul-sul com foco no setor agroalimentar, reconhecendo a importância do mesmo como um ponto de convergência entre a capacidade instalada da América Latina e os recursos e potencialidades do continente africano.



Este encontro serviu ainda para anunciar os próximos passos rumo à sua VIII edição que pretende ser realizada em Luanda (Angola) no ano de 2022, de forma a caminhar rumo à consolidação desta agenda comum, promovendo assim o desenvolvimento da agroindústria, a sustentabilidade económica e a resiliência das sociedades.

A iniciativa contou com o apoio da Caixa Geral de Depósitos e da Nova Câmbios.

26 views0 comments

Recent Posts

See All